Yak-130. Foto: Wikimedia
Um novo lote de aeronaves de treinamento de combate Yak-130 foi entregue aos militares russos para o treinamento de pilotos. A Rostec informou que as aeronaves foram fabricadas e entregues pela fábrica de aviação de Irkutsk.
+ Clique aqui para ver o vídeo
Embora o número exato de aeronaves transferidas não tenha sido divulgado, as fotos divulgadas mostram duas aeronaves. As aeronaves passaram pelos testes de solo e voo necessários antes de seguirem para o local de implantação permanente.
Atualmente, recursos significativos da fábrica de Irkutsk estão focados no fornecimento de caças Su-30SM e treinadores de combate Yak-130 para atender às necessidades do exército e da marinha russos. Na Rússia, essas aeronaves desempenham um papel crucial no treinamento prático de pilotos da Força Aérea Russa.
As aeronaves Yak-130 são utilizadas para treinamento em condições que simulam situações de combate, incluindo o uso condicional ou real de armas ar-ar e ar-solo. Devido à capacidade de utilizar mísseis e bombas, essas aeronaves são ativamente empregadas para aprimorar as habilidades dos pilotos no lançamento de bombas aéreas e no disparo de mísseis aéreos não guiados.
O Yak-130 substituiu a frota de aeronaves de treinamento L-39, de fabricação tchecoslovaca. O primeiro lote de aeronaves Yak-130 foi recebido pelos militares russos entre 2010 e 2011, quando a fábrica de Irkutsk entregou 12 aeronaves desse tipo. Hoje, as Forças Aeroespaciais Russas possuem mais de 110 aeronaves Yak-130.
+ Veja mais vídeos sobre a invasão russa da Ucrânia
Yak-130. Foto: Wikimedia
Vídeo: t.me/uac_ru. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.